CÉREBRO: Estrutura, funções e importância
- andre benevides
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O cérebro, protegido pela caixa craniana, é uma massa complexa de tecido nervoso. Este órgão vital desempenha um papel central em todas as funções do corpo humano. Localizado no encéfalo, ele é uma peça chave do sistema nervoso central, responsável por processar e responder a estímulos recebidos.
Composto por neurônios, que são células nervosas, o cérebro transmite impulsos através de uma rede intrincada. Esses neurônios se conectam quando recebem estímulos do ambiente ou do próprio corpo por meio de fibras nervosas do sistema nervoso periférico. Notavelmente, apesar de representar apenas 2% da massa corporal total, o cérebro consome cerca de 20% do oxigênio do organismo.
É fundamental proteger os neurônios, já que eles não se regeneram, sublinhando a importância de cuidar bem do cérebro.
Reconhecido como o centro da inteligência e aprendizagem, o cérebro é a maior parte do encéfalo. Dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, cada um cumpre funções específicas.
O hemisfério esquerdo gerencia a linguagem, memória, resolução de cálculos e capacidade comunicativa. Já o hemisfério direito está ligado à interpretação de imagens, intuição, percepção musical e habilidades manuais não verbais.
O córtex cerebral, também conhecido como substância cinzenta, contém corpos celulares dos neurônios e se divide em quatro lobos: frontal, temporal, parietal e occipital. Esta substância também está presente na medula espinhal. O lobo parietal processa percepções de dor, frio, calor e toques. O lobo frontal está associado ao raciocínio, personalidade, tomada de decisões e movimento muscular.
O lobo temporal está envolvido com fala, audição e escrita, enquanto o lobo occipital processa informações visuais e sensoriais. Outras áreas do cérebro regulam funções vitais como respiração e pressão arterial, além de liberar hormônios.
Dentro do cérebro, o corpo caloso facilita a comunicação entre os hemisférios cerebrais, enquanto o cerebelo controla movimentos, postura e equilíbrio.
Essa matéria foi editada com base na fonte citada abaixo.
Bình luận